O processo de reconhecimento da cidadania italiana por descendência, conhecido como “jus sanguinis,” é regido por algumas regras gerais que determinam quem tem o direito da cidadania. Aqui estão os pontos principais:
Para ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana, você deve ter um antepassado (Dante Causa) que tenha nascido na Itália. Não há limite de gerações para isso.
Seu antepassado deve ter estado presente no território italiano em 17/03/1861 (ou 22/10/1866 para a Região do Veneto). Se ele emigrou para o Brasil ou outro país antes dessa data, o direito à cidadania italiana não é transmitido.
Se o antepassado nasceu em regiões que estiveram sob domínio estrangeiro por um longo período, como o Trento, aqueles que emigraram após 16/07/1920 são considerados italianos.
A partir de 01/01/1948, as mulheres adquiriram o direito de transmitir sua nacionalidade italiana. No entanto, para filhos nascidos antes dessa data, esse direito não existia. Existem casos judiciais em que esse direito está sendo reconhecido.
Se o antepassado italiano se naturalizou brasileiro, ele perdeu o direito à transmissão da cidadania italiana. No entanto, se a naturalização ocorreu após o nascimento de filhos, isso os dá o direito da cidadania.
Se o genitor que transmite a cidadania não foi casado e não foi o declarante na certidão de nascimento do descendente direto, fala-se de cidadania italiana por eleição. No entanto, se esse genitor faleceu, a transmissão da cidadania é interrompida.
A cidadania italiana não apenas conecta você à rica herança cultural deste país, mas também abre portas para uma série de oportunidades e privilégios. Descubra as vantagens:
Como cidadão italiano, você tem o direito de viver, trabalhar e viajar em todos os países da União Europeia sem a necessidade de visto ou permissão de residência.
Você terá acesso ao sistema de saúde público da Itália e a outros serviços de saúde em toda a União Europeia, conhecidos por sua alta qualidade.
A cidadania italiana oferece estabilidade legal e financeira e proteção em um dos países mais desenvolvidos do mundo.
Como cidadão italiano, você pode aproveitar a educação de alta qualidade na Itália a taxas mais baixas e até mesmo bolsas de estudo disponíveis.
A Itália tem uma rica herança cultural, e a cidadania italiana permite uma conexão mais profunda com sua história, arte e tradições.
Você poderá utilizar filas específicas em aeroportos e fronteiras dentro da União Europeia, tornando suas viagens mais convenientes.
Olá! 👋
Para um atendimento mais rápido e eficaz informe seus dados 😉